Projeto do Colégio Politécnico da UFSM propõe melhoria nos processos de mapeamento estratégico desenvolvidos em sistema de crédito cooperativo

Professor Alencar Machado do Colégio Politécnico e sua equipe de trabalho

O projeto “Plataforma para integração de sistemas baseada em mapeamento e automação de processo” é desenvolvido e coordenado pelo Dr. em Ciências da Computação, Alencar Machado, professor do curso Técnico em Informática do Colégio Politécnico de Santa Maria.

Segundo o professor Alencar o projeto tem como objetivo desenvolver pesquisas relacionadas à área de mapeamento de processos que apóiam áreas estratégicas voltadas à tomada de decisão em cooperativas de crédito. Desta forma o intuito é trabalhar uma plataforma de software para a modelagem e automação de processos os quais podem ter a necessidade de ser executados através de sistemas legados e não integrados. Sendo assim, o projeto visa melhorias referentes à gestão de pessoas e processos do sistema de crédito cooperativo (Sicredi).

O professor Alencar explica que o objetivo do projeto se dá pela aplicabilidade do ciclo de processos voltados a empresas de médio e grande porte, atualmente, em seu início de desenvolvimento, é um fator de originalidade do projeto. A aplicabilidade nos processos da empresa parceira, no caso a cooperativa de crédito Sicredi, é um caminho necessário para a construção da plataforma de mapeamento e automação de sistemas proposto nesse projeto.

Neste caso o professor salienta a relevância do estudo que se dá devido à plataforma de software estar voltada ao mapeamento, à gestão e automação de processos, com ênfase na gestão de pessoas, o que traz grande importância para a área científica e a iniciativa privada, e também, por se tratar de um projeto P&D voltado às cooperativas de crédito.

O professor Alencar comenta que a importância da parceria da FATEC no desenvolvimento deste projeto se dá quando torna-se fundamental no tramite dos processos, executando-o financeiramente, tanto na contratação e pagamento de bolsas para os envolvidos, professores e alunos bolsistas, quanto para a compra de equipamentos que ao final do projeto, tornam-se materiais permanentes da UFSM.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC

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