Projeto do CT aposta em soluções inovadoras de baixo custo para sanar as dificuldades nas unidades consumidoras de energia urbanas, suburbanas e rurais.

 Proposta de ações de solução no projeto.

O professor Dr. Carlos Henrique Barriquello do Departamento Eletrônica e Computação – ELC do Centro de Tecnologia da UFSM desenvolve o “Projeto de Solução Inovadora de Comunicação de longo alcance Bidirecional de baixo custo para leitura e gerenciamento remoto de unidades consumidoras classe B em áreas urbanas, suburbanas ou rurais”.

Conforme explica o professor, o objetivo do projeto é desenvolver uma solução inovadora de comunicação de longo alcance bidirecional de baixo custo compatível com medidores eletrônicos de energia, para fins de corte, religamento e faturamento, adequada à instalação em áreas urbanas, suburbanas e rurais, locais remotos, de difícil acesso e com restrições de cobertura de sinais das operadoras de telecomunicações. Para isto, durante o projeto pretende-se analisar o alcance da tecnologia LORAWAN e sua aplicação nas áreas da concessionária de energia parceira; realizar estudo e análise do parque de medidores para definir qual é a forma de comunicação mais comum (PIMA, NBR14522, etc.) e a escolha do protocolo de comunicação adequado; e desenvolver protótipo da solução, incluindo hardware e software embarcados, para conexão com os medidores eletrônicos de energia, com capacidade de comunicação de longo alcance, robustez, banda adequada para aplicação e segurança nas transações via criptografia.

O coordenador e professor Carlos Henrique justifica que o desenvolvimento do projeto faz-se necessário, por ser uma solução tecnológica de comunicação de baixo custo, escalável e compatível com medidores de faturamento geralmente encontrados no mercado brasileiro, que permite a leitura e o gerenciamento remoto (corte e religamento) de unidades consumidoras classe B.

Segundo o professor a solução deve resultar em redução de custos de faturamento e de operação (corte/religa, balanço de energia, mitigação de perdas técnicas e não-técnicas, e a melhoria dos indicadores). Para o professor, ainda deve atender tanto localidades urbanas e suburbanas, como também localidades rurais, onde haja dificuldades de recepção de sinais de telecomunicações em geral, como GPRS e PLC. Assim, o presente projeto de P&D visa atender tal demanda identificada. O projeto será aplicado em unidades consumidoras classe B. Todavia, possui potencial de aplicação em diversos casos onde haja a necessidade de telemedição e telegerenciamento no sistema elétrico de potência (SEP), incluindo o monitoramento de transformadores, chaves e ativos em geral, monitoramento dos níveis de reservatórios, rastreamento de frotas de veículos, bem como, aplicações em geral que requeiram ou se beneficiem de uma solução de comunicação de longo alcance e baixo custo.

Para o professor Carlos Henrique a parceria da FATEC junto ao desenvolvimento do projeto é muito importante, pois auxilia o coordenador do estudo, principalmente, com relação aos trâmites burocráticos e na gestão financeira dos recursos envolvidos.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC

Local de instalação dos (gateways) portões.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo