O projeto “Consultoria em Desempenho Acústico e Térmico de Materiais e Sistemas Construtivos – Fase 2” é coordenado pelo engenheiro civil, professor Dr. Jorge Luiz Pizzutti dos Santos, do Departamento de Estrutura e Construção Civil do Centro de Tecnologia da UFSM. O projeto tem como objetivo atender à demanda das empresas inovadoras, que desejam utilizar e negociar novos componentes e sistemas construtivos da construção civil, quanto ao desempenho acústico e térmico.
Para isso torna-se necessário a avaliação em relação às normas brasileiras de desempenho acústico e térmico, desses novos materiais e sistemas construtivos, fornecendo ainda, subsídios, dados e informações técnicas, que possibilitem comparar as inovações tecnológicas desenvolvidas com métodos convencionais de execução de edificações. As empresas envolvidas no projeto, a partir do conhecimento do real desempenho acústico e térmico dos materiais e componentes estudados, poderão aperfeiçoá-los, ou, quando estiverem com resultados satisfatórios, empregar os laudos emitidos para certificar o bom desempenho dos mesmos junto às agências financiadoras, possibilitando a utilização dos mesmos.
Como justificativa o professor Jorge Luiz salienta que existe os códigos de obras das cidades brasileiras, bem como, alguns órgãos financiadores como a Caixa Econômica Federal, por exemplo, que exigem a confirmação de desempenho mínimo segundo as normas em vigor, ou um estudo comparativo entre o desempenho de um sistema convencional e as inovações tecnológicas propostas para o credenciamento de novos sistemas.
Desta forma, existe uma demanda emergente de estudos, laudos, testes e opiniões técnicas, sobre o desempenho de inovações tecnológicas, que deverão ser feitas por especialistas no domínio de conforto acústico e térmico. O coordenador Jorge Luiz explica a importância da parceria com a FATEC no desenvolvimento do projeto: “O laboratório de acústica do LMCC – CT foi um dos pioneiros no país na questão de Acústica Arquitetônica formando até o momento dezenas de mestrandos nessa área.
A parceria com a FATEC possibilita que o laboratório continue a auxiliar a sociedade nessa grande demanda de estudos e principalmente na emissão de laudos técnicos, para viabilizar novos materiais para a construção civil, bem como determinar o Nível de Desempenho Acústico e Térmico, em cada ambiente construído, segundo normas técnicas vigentes”.
Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC